Relacionamento on-line

Cadastro Exclusivo: Este é o primeiro passo para se fidelizar clientes a um site
Oferecer benefícios em troca de alguns dados pessoais pode ser vantajoso para seus clientes e para sua empresa tambémA partir de uma base de dados consistente é possível traçar o perfil dos usuários e descobrir alguns outros elementos importantes como: as áreas mais visitadas do site, opiniões sobre produtos, dentre outras informações.

Comunidade: Um grupo é constituído por um conjunto de pessoas que têm interesses semelhantes
Uma comunidade na internet é representada por pessoas que compartilham idéias, valores, conhecimentosFerramentas como fóruns, chats, enquetes sobre produtos, projetos e discussões sobre assuntos atuais fazem com que o cliente participe mais das ações da sua empresa.

Fórum: Reunião de pessoas que se cadastra numa comunidade virtual para discutir sobre algum tema, assunto ou questão que esteja em voga naquele momento
As idéias colocadas em pauta são sugeridas pelos próprios participantes, geralmente via e-mailNum fórum o cliente faz uma troca de experiências com a empresa e com outros clientes emitindo suas opiniões, sugerindo coisas, fazendo críticas e solucionando problemas.

Chat: Sistema de bate-papo online em que a comunidade conversa instantaneamente com sua empresa
Esta ferramenta é muito usada em sites institucionais onde o cliente entra em contato direto com a empresa, tendo suas dúvidas atendidas em tempo real sem gastos com deslocamento, telefone ou tempo de espera.

Enquete: Pesquisa de opinião sobre uma questão específica, um produto, um serviço
Os resultados deste tipo de pesquisa podem revelar perfis de consumo, de gosto dos clientes, de preferências e escolhasConhecendo melhor seus clientes torna-se simples unir seus interesses às ações da empresa.